20/01/2018

O que eu aprendi sobre personalidade com o astigmatismo


Nem sempre aceitamos nossos próprios defeitos. Mas hoje eu resolvi fazer esse post para contar como um defeito meu se tornou uma ferramenta para descobrir mais sobre meu estilo e sobre quem eu sou.

Atualmente usar óculos de grau é como usar um acessório para compor o visual, porém há alguns anos, óculos não era bem visto como um acessório de moda... Ainda mais quando você tem entre 2 e 3 anos de idade. Eu tenho astigmatismo desde novinha e convivi muito tempo com armações da Xuxa e da Turma da Mônica, durante todos os dias.

Quando era criança não me incomodavam as brincadeiras de "quatro olhos". Eu realmente não me importava tanto. Por ser algo que faz parte de mim desde que me lembro, usar óculos era totalmente natural... E as outras crianças pareciam não se importar também (o que nem sempre acontece em outras realidades). 




(muito fofínea) 

Então a gente cresce e os padrões que a sociedade impõe sempre surgem. Usar óculos é tão bizarro para as outras pessoas que elas pensam que você fica literalmente cega se não usar. Os comentários de que eu ficava mais bonita com ou sem o óculos me incomodavam, pessoas dizendo que eu parecia esquisita sem eles me incomodava, como se uma armação definisse toda a minha personalidade ou todos os meus atributos físicos.

Eu olhava meninas sem óculos e isso era tão fora da minha realidade que para mim era muito melhor não ter que depender de um objeto para enxergar. Um dia decidi que usaria lente e não comprei pelo preço. Pensava que usar maquiagem com óculos deixava meu rosto carregado e que sair para alguns lugares de óculos destruíam o visual que eu tinha decidido vestir... Era um incômodo que acabava afetando (mesmo que não bruscamente) o modo como eu me enxergava. Óculos para mim era um mal necessário e ponto.

Um dia eu conheci o blog Depois dos Quinze, da blogueira Bruna Vieira, e encontrei uma menina que um dia foi cheia de medos, inseguranças e tinha as palavras como seu refúgio. Ela tem um estilo que é exatamente a carinha dela e a Bruna conviveu por muito tempo com os óculos de grau. Diagnosticada com astigmatismo, hipermetropia e estrabismo, a Bruna conviveu com traumas quando mais nova por causa das armações. Acompanhando sua história, suas superações e as dicas, tanto e armações legais, quanto dicas de autoaceitação, aos poucos eu comecei a entender que o óculos fazia parte da minha história e que com ou sem ele eu saberia que o que eu levo dentro de mim é o que realmente importa.




(Fazendo a It girl em 2014)

Descobri o mundo da moda, as lojas online super estilosas e que eu poderia adequar isso usando um acessório que fosse totalmente estiloso no rosto. Enfim eu comecei a ir às óticas com brilho nos olhos e pensar, antes de qualquer coisa, que aquilo seria um acessório lindo que mostraria para as pessoas quem eu sou e que os óculos não escondem minha beleza ou minha personalidade, mas ele ressalta ainda mais o que eu tenho para oferecer, o que eu tenho por dentro e como quero que me vejam por fora.



(Look de 2014 que postei no blog quando chamava Irônica Adolescência) 

Eu entendi que moda é expressar quem somos. Eu entendi que moda é ser quem você é, de dentro para fora. Eu entendi que moda é o que você tem de melhor e o que você tem de pior, é mostrar suas qualidades e defeitos, o que você tem de mais perfeito e o que você tem de problemas, mesmo que seja um problema psicológico ou físico... Mesmo que seja um problema de vista.

Eu tenho astigmatismo e agradeço por tudo que o astigmatismo me ensinou sobre personalidade, e agradeço à Bruna por ter me mostrado isso.

Conheça o blog dela aqui.

Aprenda com seus defeitos e problemas a se amar independente de qualquer coisa. Seja você mesma e ame isso!


3 comentários:

  1. Que post mais lindo!!!
    Achei lindo a forma que você se aceitou e inovou. <3 Você é linda de todas as formas, que sua vida seja maravilhosa sempre!

    Carol Justo | pink is not rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ownnn que linda Carol! Muito obrigada mesmo, fico muito feliz que o texto e minha vivência tenha servido de aprendizado de alguma forma <3
      Tudo de mais lindo pra ti também. Beijos!!

      Excluir
  2. Que coisa linda ♥ Também tenho astigmatismo, mas confesso que ainda estou vivendo a fase da aceitação, já que fui diagnosticada há pouco tempo, então o costume de usar óculos de grau vai de mal a pior, mas juro que tô tentando. Acho que isso de nos aceitarmos é algo que precisamos colocar mais em prática sempre. Teu post me deu uma sensação de conforto ♥

    ResponderExcluir